Estudo das Inteligências

O pesquisador Howard Gardner,desde década 90, vem desafiando a veracidade dos antigos Testes de Q.I.. E ele afirma que todo indivíduo, ao nascer é portador de no mínimo nove tipos de inteligência, e as mesmas podem ser desenvolvidos ou negligenciados, dependendo dos estímulos por parte dos pais.






O QUE SÃO OS:


Ele alerta que nos primeiros anos de vida, os pais devem estar atentos para proporcionar ao desenvolvimento dos filhos, o desenvolvimento dos diferentes tipos de inteligência.

No caso do adolescente em período de escolha profissional, devem ser analisados os tipos de inteligência por ele desenvolvido, popularmente conhecidos como dons ou habilidades. Isto não significa que os demais tipos de inteligências devem ser menosprezados, ao contrário, eles devem ser utilizados para que o cérebro seja potencializado em suas funções.
SÃO ELAS AS:





INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 

Esse é o nome dado por Daniel Goleman para se referir a uma série de competências que o ser humano sempre teve, mas que geralmente estão pouco ou nada desenvolvidas.

Diariamente vivemos situações que podem deixar os nervos abalados, e podem acabar tornando o nosso dia-a-dia desanimador e estressante. Aprender a lidar com essas experiências e emoções é uma qualidade imprescindível em todos os aspectos da vida atual.

É saber utilizar a Inteligência Emocional. A Inteligência Emocional é a base para o sucesso na vida pessoal e profissional. É necessário saber se relacionar, tomar decisões, usar seu potencial, motivar, agir e pensar adequadamente para o seu próprio crescimento e dos outros.

DESENVOLVA ALGUMAS DICAS

De como utilizar essa inteligência emocional

1 - Mantenha o autocontrole em toda e qualquer situação.
2 - Aceite e admita ansiedades e inseguranças que possa sentir. Pense que isto é momentâneo e passageiro.
3 - Não fique se queixando com outras pessoas. Resolva a situação diretamente com quem precisa ser resolvida.
4 - Quando sentir incômodo e desconforto com alguma situação, expressem sempre seus sentimentos de maneira clara e confiante.
5 - Não se justifique de algum erro, queixando-se da vida. Procure executar
suas tarefas de maneira programada.
6 - Seja humilde para admitir erros.
7 - Não se desvalorize. Reveja sempre suas atitudes.
8 - Aprenda sempre com pessoas que admire e que tenha confiança.
9 - Aprenda a se conhecer e, a saber, o que é melhor para você.
10 - Tenha prazer naquilo que faz.
11 - Veja o mundo com olhos positivos.
12 - Tenha sempre sinceridade em qualquer tipo de relacionamento.

13 - Não fique imaginado o que os outros possam estar pensando a seu respeito. Confie e acredite em você. (confie principalmente em Deus)
14 - Seja flexível e aceite mudanças.
15 - Ria muito.