Legalidade da Psicanálise

DIFERENÇA -- Psicanálise - Psicologia - Psiquiatra

A Psicanálise é um ramo da ciência de estudo do comportamento humano que caminha bem independente da Psicologia e não mantém com ela nenhuma semelhança, somente faz menção a algumas proposições teóricas fundamentais.


Sendo o profissional psicanalista um instrumento para que os indivíduos se tratem (em suas neuroses advindas do seu psique). Nela nunca existirá  certo e errado e sim o ser humano e sua dor.




PSICÓLOGO  --- Este pinta a "tela" da psique.
A formação ocorre através da graduação, tem o objetivo  formar pesquisadores, com estatísticas e observações hipotéticas de perceber o funcionamento da mente humana. Sendo seu estudo é direcionado a atuação em pesquisas, e muitos não desenvolve atuação clínica.









 



PSICANÁLISE   - É o estudo da psique humana
(simbolicamente representado por uma borboleta)



Por sua vez é desde sua formação até hoje uma técnica de abordagem psíquica que visa ä compreensão e a intervenção no comportamento humano sem levar em consideração suposições teóricas, mas sim destacando o indivíduo como causa e efeito de seu modo de existir e atuar no mundo.




SUGESTÕES

Se o que você procura é prática e capacidade real de compreensão, o que você procura é Psicanálise é Técnica
Se o que você quer é se tornar um pesquisador e teórico da mente humana sem com isso ser capaz de interferências práticas, então seu campo é a Psicologia, pois é pesquisa  




Sendo este um profissional, que graduou-se em MEDICINA, e fez residência em PSIQUIATRIA.
DÚVIDAS - mais frequentes sobre a 
legalidade da Formação em Psicanálise




`No mundo toda a Psicanálise é exercida de forma livre, não sendo uma profissão regulamentada, porém, sob critérios éticos bastante rígidos.

No Brasil, seu exercício se dá de acordo com o artigo 5º, incisos II e XIII da Constituição Federal.

Acrescenta-se ainda: o parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/1998, o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal e Aviso nº. 257/57 de 06/06/1957, do Ministério da Saúde, este último como marco histórico da Psicanálise no Brasil.

Curso -  os Cursos de Formação em Psicanálise são Cursos Livres oferecidos por Instituições Psicanalíticas. Não se enquadram como Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu.





1 - Ao concluir a Psicanálise, permite clinicar?
Sim. Nosso curso permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de psicanalista.
Nosso curso é reconhecido pelo Sindicato dos psicanalistas da Escola Superior de Psicanálise e Orientação
2 - O Curso tem registro no MEC?
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.

3 - Quem é o Psicanalista?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente.
Ministério do Trabalho - Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

4 - Por que o Curso é aberto às várias profissões? É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos - como Jung e Adler - mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos, e etc.Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.
 
5 - O que regulamenta a profissão de Psicanalista? No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.
 
6 - O que faz o psicanalista?
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

7 - Quem poderá fazer o curso?
Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar. Por exemplo: Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc