Dicas Psicanalíticas


De todas as perguntas que fazemos sobre a vida, talvez nenhuma seja tão misteriosa e importante quanto a questão do funcionamento do cérebro.



É através do nosso cérebro que agimos como agimos, que amamos, sonhamos, sofremos, corremos, nadamos, nos lembramos do passado ou apreciamos tudo da vida. É graças a ele que somos quem somos.




Que a PSICANÁLISE ajuda a viver melhor, já sabemos há décadas.Mas agora neurocientistas comprovam que a PSICANÁLISE tem fundamento científico.

Sigmund Freud estava certo em suas descrições do funcionamento da mente humana.

Foi comprovado que o que move o ser humano, como Freud dizia, são IMPULSOS INCONSCIENTES, que sofrem repressão para não se tornarem conscientes.

E confirmaram que as experiências da primeira infância influenciam o padrão de conexões cerebrais que moldam a nossa personalidade e a saúde mental para o resto da vida. Tecnologias de imagens mostram que a psicoterapia também atua no cérebro, alterando circuitos neuroquímicos.

Quem são os NEUROTRANSMISSORES ---- São substâncias químicas produzidas pelos NEURÔNIOS (células nervosas).





NEURÔNIOS -- ou células nervosas  -- são as unidades básicas do Sistema Nervoso


















Como ocorre a movimentação dos NEURÔNIOS? Ela  é liberada por uma secreção do neurotransmissor --que é uma substância química, que se propaga pela fenda sináptica e estimula o neurônio seguinte.
É um espaço entre um NEURÔNIOS e outro NEURÔNIOSQuando um potencial de ação ocorre, as vesículas se fundem com a membrana plasmática, liberando os neurotransmissores na Fenda sináptica.


TODAS EMOÇÕES X TODAS ATITUDES


 

Toda nossa psique, nossa vida, nossa saúde depende do nosso cérebro, nele depende toda a nossa existência.

E é a partir do Sistema Límbico que ocorrem as diversas interações entre os Sistemas Nervoso, Endócrino e Imunológico, interagindo as percepções cortico cerebrais com o Hipotálamo

Neurotransmissores mais importantes

Foram identificados mais de 70 de tipos de NEUROTRANSMISSORES. Além disso, eles podem se ligar a mais de um tipo de receptor, provocando muitos efeitos diferentes. 
Neurotransmissores e suas funções
SEROTONINA == Esse é um neurotransmissor que é incrementado por muitos antidepressivos tais com o PROZAC, ou o seu genérico a FLUOXETINA, e assim tornou-se conhecido como o 'neurotransmissor do 'bem-estar'. ' Ela tem um profundo efeito no humor, na ansiedade e na agressão. Conhecido como "molécula da felicidade.


ACETILCOLINA (ACh)== A acetilcolina controla a atividade de áreas cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória. Pessoas que sofrem da doença de Alzheimer apresentam tipicamente baixos níveis de ACTH no córtex cerebral, e as drogas que aumentam sua ação podem melhorar a memória em tais pacientes. É liberada pelo sistema autônomo parassimpático.


NORADRENALINA == Principalmente uma substância química que induz a excitação física e mental e bom humor. A produção é centrada na área do cérebro chamada de “locus coreuleus”, que é um dos muitos candidatos ao chamado centro de "prazer" do cérebro. A medicina comprovou que a norepinefrina é uma mediadora dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, a taxa de conversão de glicogênio (glicose) para energia, assim como outros benefícios físicos.


GLUTAMATO ==  O principal neurotransmissor excitante do cérebro, vital para estabelecer os vínculos entre os neurônios que são a base da aprendizagem e da memória a longo prazo.ENCEFALINA  e ENDORFINA à Essas substâncias são opiláceos que, como as drogas heroína e morfina, modulam a dor, reduzem o estresse, etc. Elas podem estar envolvidas nos mecanismos de dependência física.


GABA == Essa substancia é um transmissor inibitório importante, na verdade a maioria da sinapses do cérebro usam GABA.


DOPAMINA == A dopamina é quimicamente muito semelhante à norepinefrina. A liberação da dopamina em certas áreas do cérebro produz intensas sensações de prazer, e a pesquisa atual está investigando o papel da dopamina no desenvolvimento da adicções ou seja dos diversos vícios ilícitos ou lícitos ---- álcool, drogas, chocolates, café, remédios, etc...

==== Um grande desafio neste estressante mundo atual é fazer o estresse na vida trabalhar a seu favor e não contra você. Pois cada um tem o seu limite para o estresse. A mesma situação pode causar reações diferentes, dependendo das particularidades de cada pessoa. Devemos aprender a relaxar apesar do estresse da vida diária.


 RESILIÊNCIA

 

CONCEITO de RESILIÊNCIA == Esta palavra ainda nova para os ambientes corporativos originou-se na física, sendo a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia, quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retoma ao seu estado natural, sem sofrer deformações permanentes.
Veja por exemplo,  o caso de uma vara utilizada no salto de altura: quando o atleta toma impulso para saltar, a vara curva-se, acumula energia, projeta o atleta sobre o obstáculo e depois retorna ao seu estado normal sem deformações. 


Locais de ação à Essas substâncias atuam no encéfalo, na médula espinhal e nos nervos periféricos e na junçãoneuromuscular.
Doenças derivadas à com a diminuição dos neurotransmissores  pode ocorrer alterações do sistema supressor da dor, causando enxaqueca, depressão, ansiedade, fibromialgia, dor crônica, e outras doenças.

Todavia, para enfrentar todas essas adversidades, é preciso desenvolver uma característica que vem sendo dita como uma competência que tem conquistado.


Cada vez nos diversos espaços do meio organizacional até os internos de nosso emocional – RESILIÊNCIA. Hoje terá sucesso quem conseguir resistir e não cair.....

Sigmund Freud 



Através do estudo da PSICANÁLISE, Sigmund Freud, nos ensinou que devemos utilizar, a seguinte classificação, quando estivermos analisando os comportamentos humanos: NEUROSEPSICOSE, PERVERSÃO e  PSICOPATA 

1o - NEUROSE



O conceito de NEUROSE é parte integrante da PSICANÁLISE.
Neurótico possuí leve grau de descompensação da personalidade
E o conceito PSICOSE aparece, a princípio, como um saber PSIQUIÁTRICO  




- O contato com a realidade e a atuação social não é atingido.
- Grande amplitude de sintomas psicológicos e somáticos, mas não há alucinação ou outros desvios extremos em pensamentos, sentimento ou ação.
- Raramente perde orientação no ambiente.
- Freqüentemente tem certeza e  compreensão da natureza do seu comportamento

- O comportamento neurótico é "resgatado" com o AUTOCONHECIMENTO no processo analítico da TERAPIA.

2o - PERVERSÃO
O conceito de perversão aparece com Freud, onde na vida adulta o indivíduo tem a sexualidade pré-genital infantil, em detrimento da sexualidade genital que ele considerada normal.  

“(...) o perverso se caracterizaria como aquele cujo comportamento se afastaria do que estaria prescrito pela natureza.”.


A noção de pulsão pode ser entendida como uma descarga de energia que flui continuamente impulsionando o sujeito na busca de sua satisfação. Segundo Freud não existe um objeto único ao qual o sujeito deverá ligar-se para satisfazer suas fantasias, e sim diversas práticas sexuais consideradas depravadas.


3o - PSICOSE

Significa um estado alterado da personalidade no qual a pessoa tem sensações que não correspondem à realidade e pensamentos que fogem ao seu controle.

O termo PSICOSE surgiu na França em 1869 que designou ini­cialmente o conjunto das chamadas doenças men­tais, o termo foi primeiramente empregado para designar a reconstrução INCON­SCIENTE, por parte do sujeito, de uma realidade delirante ou alucinatória.


O tratamento com o MÉDICO PSIQUIATRA

Restringindo-se depois às três grandes formas modernas da loucura:

  Esquizofrenia
  Paranóia
   Psicose maníaco­-depressiva

Uma crise típica de Psicose se caracteriza por alguns ou todos os seguintes sintomas:



- Alucinações auditivas, visuais ou olfativas.



- Sensações e desconfiança de estar sendo observado, provocado, gozado.






- Controlado, perseguido, vigiado, traído etc.
- Sensação de que o ambiente esta estranho.
- Agitação, confusão, agressividade.
- Não falar coisa com coisa.
- Insônia e inapetência.
- Sensação de que os mais diversos fatos não são coincidências, mas sim que eles tem alguma coisa a ver com ela.
- Atribuição de significados diferentes a coisas reais que estão acontecendo.
- Isolamento
- Pensamento bloqueado, interrompido. A pessoa parece que não consegue transmitir uma idéia até o fim.
- Desleixo com a aparência e a higiene.
- Alguns pacientes, principalmente quando a doença aparece na adolescência ficam meio pueris, superficiais, com um sorriso inadequado.

4o - PSICOPATA


Este termo já foi utilizado ERRONEAMENTE como sinônimo de qualquer indivíduo com algum problema psiquiátrico.


Igualmente, é usado de forma falsamente para designar indivíduos que julgamos terem cometido atos anti-sociais, agressivos, ou às vezes até para ofender a quem não gostamos.

O termo personalidade psicopática foi introduzido a mais de 50 anos para designar indivíduos que, mesmo não sendo considerados doentes (psicóticos)  apresentam características do seu jeito de ser (personalidade) que são não são adaptativos.

Normalmente a psicopatia é associada a pessoas violentas, com aparência de assassinas e que podem ser facilmente identificadas.

Mas, diferentemente do que se costuma acreditar, o psicopata, em sua grande maioria, não são necessariamente assassinos.






Segundo a autora, os psicopatas são 4% da população:
--- 3% são homens e
--- 1% mulher

Ou seja, a cada 25 pessoas, 1 (uma) é psicopata.

Podem estar nessa categoria tipos como:

- Malandro golpista 171,
- Sujeito que não tem emprego e vive de rolo,
- Aquele que cultiva amizades por interesse e descarta as pessoas depois de obter o que deseja,
- Sujeito que vive de explorar a tia velhinha,
- Executivo inescrupuloso que desfalca a firma.
- Adolescentes rebeldes,
- Indivíduos que não param no emprego,
- Indivíduos permanentemente endividadas,
- Jovens que não conseguem concluir nenhum curso.




Traço de personalidade dos não adaptativos: Impulsividade, Explosividade, Agressividade, Detalhismo, Insegurança.

Os estudos sugerem que os psicopatas têm pouca empatia, pena ou culpa, os alicerces da capacidade de cooperação humana.


Mas sentem desprezo e desejo de vingança. 


Ou seja: os psicopatas comunitários, assim como os clássicos, funcionam com muita razão e pouca emoção.
LISTA DE SINTOMAS

Elaborada por Robert Hare, é um instrumento importante de diagnóstico, mas devemos lembrar que seu uso isolado, no entanto, não basta para determinar se alguém é psicopata ou não. Se for marcado mais de 08 é muito preocupante.


1.   (  ) Desembaraço em suas articulações pelas questões da vida
2.   (  ) Charme superficial, sedutor nos relacionamentos mesmo que não envolva desejos sexuais
3.   (  ) Emoções superficiais
4.   (  ) Sentimentos insuflados de importância pessoa, complexo de superioridade
5.   (  ) Busca por estimulação externa constante
6.   (  ) Sensibilidade à monotonia, não sente prazer em nada que envolva rotina
7.   (  ) Mentira patológica, sendo estas pequenas ou grandes
8.   (  ) Manipulação e chantagem
9.   (  ) Ausência de remorso e culpa
10.  (  ) Ausência de empatia pelos outros
11.  (  ) Estilo de vida parasita
12.  (  ) Promiscuidade sexual
13.  (  ) Controles comportamentais precários
14.  (  ) Problemas graves de comportamento na infância
15.  (  ) Ausência de objetivos de longo prazo
16.  (  ) Impulsividade
17.  (  ) Irresponsabilidade
18.  (  ) Incapacidade de se responsabilizar por suas ações
19.  (  ) Casamentos ou relacionamentos de curta duração
20.  (  ) Delinqüência juvenil
21.  (  ) Violação de condicional
22.  (  ) Versatilidade criminal


PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO







Que ocorre sempre no processo  de  AUTO-ANÁLISE,  com  descoberta  de nossa  PSIQUE - INCONSCIENTE, ou quem  realmente  somos.

Então inicie logo esta descoberta, de quem realmente é você. Pois assim, iremos tentar parar de encontrar os CULPADOS, para nossos erros, fracassos e nossas insastisfações.

Quando assumimos está postura, iniciamos o processo de mudança, pois passamos a assumir a responsabilidade e o controle de nossa vida.

E podemos ter mais plenitude nas emoções (psique)  e iremos perceber os reflexos nos aspectos:

-- Físico  
-- espiritual
-- Teremos mais paz nos relacionamentos



FAÇA O TESTE ABAIXO
EXTROVERTIDO OU INTROVERTIDO















DICA:

Quem ama não adoece - Marco Aurélio da Silva
O ciclo da auto-sabotagem - Stanley Rosner

Minhas razões tuas razões (A origem do desamor) - Paulo Gaudêncio