Inconsciente x Consciente - Entendendo a psique

A descoberta do INCONSCIENTE, foi de suma importância para o entendimento da vida psíquica, pois constituí-se o pilar mais importante da PSICANÁLISE. Este termo foi empregado por Sigmund Freud, em 1896, para se referir a todos os conteúdos que não se encontram na consciência ou seja na memória consciente. No Inconsciente estão os conteúdos recalcados, que parecem deixados de lado, mas que não podem ser esquecidos e insistem em aparecer, através:
- dos atos falhos,
- dos chistes,
- dos diversos sonhos, etc...

Esta descoberta foi um marco no conhecimento da psique humana.




Podemos comparar o Inconciente a um  icerberg e analogicamente a nossa psique ou mente.






Ou seja, no Consciente (que é a parte que lembramos, representa uns 10% de nossa mente ou psique) não aparecem os conteúdos do Inconsciente

E Psicanalista, no setting (local) terapêutico, será o profissional que através dos pilares da  Técnicas Psicanalítica, utilizará o retorno do recalcado,  que está sempre retornando do Inconsciente.


TÉCNICAS PSICANALÍTICAS:
- Livres associações de idéias,
- Mecanismos de defesa do ego,
- Atos falhos da linguagem,





- Insights com ou sem as cartases, através das dores emocionais.
- Manifestações dos CHISTES (palavra alemã que tem o sentido de "sarcasmo ou deboche" muito utilizada pelos pacientes para falar "brincando" material qie vem do inconsciente),
  
No INCONSCIENTE - INCS encontram-se as forças recalcadas,  que são os reprimidas, e que lutam para para não aparecer no CONSCIENTE - CS, mas são barradas, pela CENSURA de nossa psique.

















Originárias em toda construçào da nossa personalidade, 
mente, alma,
Ou seja quem somos. 






E estas questões emocionais, são os que são utilizados pelos psicanalistas dito que é o  material do inconsciente.